domingo, 2 de setembro de 2012

A influência da moda, na música

Como a música influenciou a moda

          O jeito de vestir, o tipo de música que ouvimos e as atitudes que temos, são formas de expressão. Mas será que os Punks ou os hippies ouvem tipos de música como o Funk Carioca, samba ou sertanejo? Por que sabemos? Isso tudo está relacionado a uma coisa. A MODA. Querendo ou não, gostando ou não, a moda sempre foi e sempre vai ser uma área de influência na vida de todos nós. Não especificamente a moda, mas o modo como nos vestimos que está ligado muitas as vezes, a música que ouvimos.
             Décadas marcadas por tendências, estilos de roupa e músicas diferentes. Uma hora um corte de cabelo, tipo de calça. Então a moda novamente toma partido da situação. A música mais pesada, com letras mais agressivas, tratando de assuntos que não teríamos coragem de dizer a não ser pelas entrelinhas das letras fortes, podem trazer um estilo mais obscuro. Diferente do que todos estamos acostumados a ver. Quando andamos pela a rua, e passamos ao lado de alguém com muitos piercings ou tatuagens, alargadores enormes e camisetas com nomes de banda de Rock, olhamos e muitas vezes não entendemos.
           Os anos setenta por exemplo, foi uma década de muita influência da cena rock e da cena hippie também. Por isso nós os conhecemos. Os anos vinte, tiveram na música o Jazz que influenciou no guarda-roupa de muitas mulheres na época, pois como era um estilo de música dançante, exigia roupas que dessem liberdade de movimento. Vestidos mais soltos, cabelos ondulados extremamente impecáveis. Os beatles, trouxeram com eles os cabelos com franjas, bem anos sessenta e o estilo Mod, mais arrumado, com cortes perfeitos e saias impecavelmente acinturadas. Anos oitenta, com a influência de Madonna e Michael Jackson, veio com cores mais fortes, combinações loucas de cores e uma atitude mais atirada. O que dirá então do Hip Hop, que também de uma forma mais funcional, como o Jazz que exigia roupas mais largas para liberdade de movimento, influenciou e criou uma identidade para os chamados MCs. O que sabemos, é que cada época, cada década, tem a sua marca registrada tanto na moda, quanto na música. Mas o mais importante é não se importar com o que dizem as pessoas ao seu redor. O importante é olhar no espelho e se sentir bem, se você se sente bem com o que usa, os outros não fazem muita diferença.
         Até o próximo Post. Beajo.

Clarice Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário